Exposição GENESIS de Sebastião Salgado

Exposição GENESIS de Sebastião Salgado por Bianca Duarte (Blog Mean Fashion)

Para quem está no Rio de Janeiro, eu recomendo dar um pulinho no Jardim Botânico, que por si só é um lugar lindo, super agradável para um passeio romântico ou mesmo um piquenique com amigos, mas além disso tudo eu super recomendo conferir a exposição do fotógrafo Sebastião Salgado, chamada Genesis. São 245 fotos expostas no segundo andar do museu e também na parte externa.

A exposição que já passou por Londres, Toronto e Roma, é o resultado de quase 8 anos de trabalho do fotógrafo, em mais de 30 viagens empreendidas entre 2004 e 2011 às regiões mais remotas do planeta, fazendo o incrível registro de paisagens e povos que, de alguma maneira, escaparam das marcas da sociedade moderna. Locais como as Ilhas Galápagos no Equador, Ilhas Siberut na Indonésia, além da África, Antártida, Alasca, Amazônia e Pantanal.

Exposição GENESIS de Sebastião Salgado por Bianca Duarte (Blog Mean Fashion) 01

O fotógrafo, que tradicionalmente trabalha com imagens em preto-e-branco, repete a técnica em GENESIS. As imagens consolidam aquilo que o próprio autor considera como uma carta de amor ao planeta. São imagens de tirar o fôlego, um retrato das belezas de um mundo intocado e imune às radicais mudanças ambientais e sociais que transformam o globo. Gênesis foi organizada em cinco seções, priorizando os diferentes ecossistemas visitados pelo fotógrafo:

Planeta Sul – Antártica (Península Valdés, Ilhas Malvinas, arquipélago Diego Ramirez e Ilhas Sandwich) e seus pinguins, leões marinhos, baleias, albatrozes, pétreis-gigantes e cormorões.

Santuários – Ilhas Galápagos, Nova Guiné, Sumatra e Madagascar, com suas paisagens vulcânicas, populações anciãs e fauna intocada.

África – Botswana, Ruanda, Congo e Uganda, Etiópia e desertos do Kalahari, da Líbia e da Nigéria.

Terras do Norte – extremo norte da América e da Rússia, com ursos polares e a tribo Nenet, no norte da Sibéria, que resiste às mais baixas temperaturas do planeta.

Amazônia e Pantanal – diversidade de flora e fauna, tribos isoladas do Pantanal à região do Rio Xingu.

Esta é a terceira exploração de longa duração do fotógrafo, depois da série Trabalhadores e Êxodos. “Uma jornada às paisagens terrestres e aquáticas, às pessoas e aos animais que permaneceram intocados, preservados do mundo acelerado dos nossos dias. Um testemunho de que nosso planeta ainda abriga vastas e remotas regiões onde a natureza reina em silenciosa e imaculada majestade”, descreve Sebastião Salgado.

A curadora Lélia Wanick Salgado, esposa do fotógrafo e presidente do Instituto Terra afirma que o objetivo do projeto é abrir os olhos do público para as maravilhas que podem ser encontradas na Terra, não somente aquelas que eles tiveram a oportunidade de encontrar e captar para o Genesis, mas também aqueles lagos, montes, parques e jardins que estão ao nosso alcance perto de nossas casas e representam nosso contato mais frequente com a Natureza. Afinal, é no dia-a-dia que começa a batalha da conservação.

Exposição GENESIS de Sebastião Salgado por Bianca Duarte (Blog Mean Fashion) 04

Para quem se interessar, na saída da exposição tem para vender o livro do projeto Genesis, que custa R$ 150,00 além de outros produtos como agendas e moleskines.

Exposição GENESIS de Sebastião Salgado por Bianca Duarte (Blog Mean Fashion) 05 Exposição GENESIS de Sebastião Salgado por Bianca Duarte (Blog Mean Fashion) 06
Serviço:

De 29 de Maio até 25 de Agosto.

O Museu do Meio Ambiente funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. A entrada no Museu é gratuita. A entrada no Arboreto custa R$ 6,00, com gratuidade para crianças até 7 anos e adultos a partir de 60 anos.Endereço: Rua Jardim Botânico, 1008 – Jardim Botânico-RJ

Telefone do Centro de Visitantes: 21 3874.1808 / 3874.1214
http://www.jbrj.gov.br
http://www.museudomeioambiente.jbrj.gov.br

8 pensamentos sobre “Exposição GENESIS de Sebastião Salgado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s